As mentiras que a direita conta – Em série?

Este post surgiu de uma conversa com um amigo no Facebook. Ele me chamou minha atenção para este áudio do Alexandre Garcia:

Em primeiro lugar, este áudio não me parece verdadeiro. A voz creio ser realmente do Alexandre Garcia, mas, já ouvi muitas colunas dele na CBN e na Rádio Itatiaia, e um, elas não são tão longas, dois, em muitos e muitos momentos me parece que escuto um corte no áudio, com o que parece ser uma emenda a outro áudio, como as colunas dele são sempre no mesmo tom de voz e velocidade na fala, acaba não aparecendo tanto isso. Mas o que mais me chama a atenção, é ele falar que a Presidenta Dilma na sua época de protestos estava envolvida em assaltos, isto jamais aconteceu, e ele estaria louco em dizer isso.

Agora, analisando o conteúdo da crítica, a qual me parece uma só, sobre quem vandalizou o país de verdade, é muito fácil imputar a culpa ao Governo Federal que não agrada a eles, e enquanto isso, deixa em eterna tranquilidade, a escandalosa incompetência dos governos estaduais e municipais, os quais são os verdadeiros culpados por 90% dos problemas do país. A culpa é dos governos municipais se nas cidades não há creches para as crianças ficarem enquanto suas mães trabalham, ou que as escolas públicas que temos hoje, não sirvam pra quase nada no que diz respeito ao ensinamento de crianças e que tenhamos analfabetos funcionais com 16 anos (porque foi a escola que me ensinou, mas quem me deu minha educação, foi a minha mãe!).

Ao governo federal cabe o fomento à educação superior, e isto foi feito, e muito bem feito. O Governo Federal criou diversos programas de acesso ao ensino superior por meio de instituições federais, e programas de subsídio para o acesso de alunos nas instituições particulares. O fato é que, em 2002 haviam 3.544.920 alunos matriculados em 1859 instituições de ensino superior, sendo destas 207 públicas, e em 2012 tínhamos 7.261.801 alunos matriculados em 2.416 instituições de ensino superior, sendo destas 304 públicas, ou seja, em 502 anos de história foram criadas 207 instituições públicas de ensino superior e em 10 anos de governo do PT, foram criadas 97 instituições públicas de ensino superior. Isto sem dizer nas IMENSAS reformas e ampliações que foram e estão feitas nas universidades existentes e eu ATESTO isso na UFMG e na UFES. E eu nem estou mencionando ensino técnico heim!

Eu nem precisaria citar, mas, já que estou aqui, o mesmo caso ocorre com a saúde. O Governo Federal não constrói e administra hospitais(só os universitários federais na verdade), todo o restante é de estados, prefeituras e instituições filantrópicas e entidades privadas. O que o Governo Federal faz é, 1 – financiar a obra através dos bancos públicos(como financiou a UPA lá na minha querida Santo Antônio do Monte) 2 – Estes hospitais são eventualmente conveniados ao SUS, e quando atendem a pacientes públicos, eles cobram do governo federal o reembolso que é feito através do SUS. 

Portanto o Governo Federal cumpriu com o seu dever ao financiar a UPA de Santo Antônio do Monte, mas, não tem culpa se quem construiu foi incompetente ao extremo ponto de construir uma UPA num brejo e com um projeto ridículo, que não previu nem a chegada da ambulância na entrada da UPA.

E por fim, a mentira que eu mais escuto “se tem dinheiro pra construir estádio padrão FIFA, porque não tem o resto Padrão FIFA?“. Que eu saiba somente dois estádios foram construídos com recursos públicos e permanecem sob a administração pública, a Arena Amazônia e a Arena Pantanal, e o PT não governa nem governou nem a prefeitura nem o estado nos dois casos, já os partidos que hoje são de oposição ao governo federal… Todos os outros estádios, ou são propriedade particular ou foram cedidos por um determinado tempo de exploração a iniciativa privada, sendo de longe o pior caso o do Mineirão que foi cedida como a MG-050 num regime de Parceria Público-Privada, onde, se a Minas Arena não faturar um determinado valor anualmente, o governo do estado tem que BANCAR a diferença, é o Choque de “Jeitão” do Aecim/Anestesia, “jenial” a tal PPP não é?

Desinformação Não!