No governo FHC, mídia “festejava” queda de 2% em vendas do Natal

Vi hoje este post do fim do ano passado no Tijolaço, e não pude deixar de replicar.

No dia, por acaso estava escutando a CBN, a rádio que troca a notícia, e a chamada era a do pior resultado em 11 anos, conforme a manchete abaixo da Foia. E não é que o conteúdo da notícia dizia na verdade que, a Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, tinha a expectativa de crescimento da ordem de 10% e cresceu “SÓ” 6%!!!! E isso só as lojas de Shoppings, sem mencionar o comércio eletrônico e o varejo. Esqueceram de mencionar que as vendas logo antes do Natal na Black Friday Brasileira cresceram 217% em 2013 segundo o E-bit e que as vendas do comércio eletrônico durante o período do Natal cresceram mais de 20%

Sempre me pego pensando, se em tempos de internet as coisas são distorcidas assim, imagina quando não havia outro meio de informação, exceto jornais, rádio e TV!?

2001

Alertado pelo último post do colega Eduardo Guimarães, achei a edição da Folha onde se “comemora” a queda das vendas no Natal.

A matéria da Folha, de 26 de dezembro de 2001, começa assim:

*

FOLHA DE SÃO PAULO

26 de dezembro de 2001

Comércio de São Paulo “festeja” queda de 2% nas vendas

Para quem esperava uma queda nas vendas de até 5% em relação a 2000, o Natal deste ano foi bom. A avaliação é do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, ao prever que as vendas foram 2% menores do que as registradas no ano passado. (…)

*

Que gracinha, né?

E aí, quando registramos o melhor Natal da nossa história, a manchete da Folha na primeira página é essa:

ScreenHunter_3148 Dec. 28 14.47

E isso porque as vendas cresceram este ano! Imaginem se tivessem caído 2%, como em 2001! Qual seria a manchete? Suponho que seria algo assim:

Titulo da manchete: ALERTA VERMELHO! NATAL DESASTROSO ANUNCIA RECESSÃO EM 2014! 
Subtítulo: VENDAS CAEM 2% E NATAL DO BRASIL TEM O PIOR DESEMPENHO DESDE O NASCIMENTO DE CRISTO!