É chegada a hora de mostrarmos de uma vez por todas, a força da Internet!
Está em curso a campanha Um Dia Sem Globo pelo Twitter, http://twitter.com/diasemglobo
É muito simples. Dia 25/6, escolha outra emissora fora do sistema Globo para assistir o jogo do Brasil. ESPN e Bandeirantes são as opções. Simples não? E porquê? O festival de besteiras soltas pelo seu narrador, Galvão Bueno( sim aquele do instituto de proteção à ave em extinção Galvão) já é bastante suficiente. Mas tem mais, depois de tanto baterem em Dunga, ele deu um passo em falso. O técnico da seleção proferiu alguns xingamentos contra o jornalista Alex Escobar durante a coletiva após a vitória sobre a Costa do Marfim. Após este fato, a Globo durante o Fantástico, abriu um editorial ao vivo lido pelo repórter Tadeu Schimidt, onde entre outras coisas dizem que a atitude de Dunga não condiz com a de técnico da seleção brasileira, e explicou que o repórter Alex Escobar estava falando com ele ao celular.
Não sou a favor dos xingamentos do Dunga, mas convenhamos, os repórteres esportivos dizerem o que querem sobre o técnico da seleção é jornalismo, o Dunga dizer o que pensa sobre esses repórteres é atentado contra a liberdade de imprensa? Façam-me o favor. O que está cada vez mais claro é que para a Globo, pouco importa se o Brasil vai bem na copa, eles querem é a audiência, e a grana dos anunciantes. Para saber o tamanho do prejuízo causado por Dunga, basta dizer o seguinte, em plena cobertura da Copa e com a Globo mandando 300 profissionais à Africa do Sul, a audiência do Jornal Nacional subiu 1 ponto.
Recordar é viver, e quem estava vivo em 2006, há de se lembrar que todas as emissoras foram barradas e criticaram a postura libertina da CBF perante à seleção, exceto a Globo que estava presente incondicionalmente para entrevistar jogadores e equipe técnica quando bem entendessem. Claro, a copa foi pro brejo, mas a audiência foi às alturas. Há um post que merece ser lido no Viomundo.com do Luiz Carlos Azenha, em que ele explica: “Dunga custa dinheiro à Globo. Simples assim. No post, ele explica como as atitudes tomadas pelo técnico visando o bem da seleção e o Hexa, são de total desinteresse por parte da emissora, e o que ela tem feito contra ele.
Podem contar quase como certo, ganhando, Dunga provavelmente sairá da seleção por vontade própria (por ter conseguido enterrar todos àqueles que embutiram à “Era Dunga” como sinônimo de fracasso ), ou será convidado a sair(para que uma gestão mais favorável aos interesses da Globo se faça presente).
Agora se perder, ninguém se lembrará de Lazaroni…
Desinformação Não!