
Finalmente, depois de meses e pesquisas fora da curva, o IBOPE encontrou o eleitorado e a verdade que o Instituto Sensus e o Vox Populi já sabiam, e que depois o Data”da”folha encontrou. Em pesquisa publicada hoje, feita pelo IBOPE à pedido da CNI, Dilma aparece com 40% dos votos contra 35% de Serra, e o vence no segundo turno por 7% de frente.
José Serra, como diz Paulo Henrique Amorim, chegou nos 30% da UDN e de lá não sairá. Pelo contrário. Conseguirá a façanha de perder esta eleição com menos votos do que em 2002, e ainda verá “a sua última chance” ser extinta ainda no primeiro turno. Já havia dito aqui, no post A história se repetirá?, que este cenário de eleição, com a administração com altos níveis de aprovação mas com a oposição liderando, já ocorreu em Belo Horizonte, e o eleitorado expressou toda a sua vontade de manter a administração vigente, assim que descobriram quem era o representante.
Não sou analista político, mas, vejamos o seguinte. Desconsiderando votos brancos/nulos/indecisos, Dilma hoje tem 47,6% dos votos válidos da pesquisa. Se aplicarmos os percentuais da pesquisa aos indecisos, Dilma chega a quase 49%. Ou seja, é cada vez mais próximo o cenário de Dilma eleita ainda no primeiro turno.
Mas tudo ainda está muito recente. Falta muito tempo e todos os programas e eleitorais por vir. Acredito que é de se esperar que, diante do precipício a campanha de José Serra e do PIG, tome um de dois rumos. Se desespere de vez e intensifique cada vez mais as mentiras e ataques ainda durante a copa, ou, tome um caminho de honra em que valorizará o vencedor, e oferecerá uma opção de conciliação.
Na minha modesta opinião, o mais provável é que, até mesmo pelo histórico de José Serra e quem está em volta de dele, os ataques passem a ser cada vez mais enfurecidos, e que usarão todas as armas para evitar a agonizante morte da direita brasileira, e a elevação do presidente Lula à condição definitiva de maior estadista que o Brasil já viu.
Nessa altura da disputa, a pá de cal definitiva na candidatura de José Serra e a desmoralização do PIG, seria a vitória do Brasil na copa. Já imaginaram a popularidade de Lula levantando o caneco?
Dá neles Dunga!
Desinformação Não!