O que pensa José Serra?

Ontem assisti ao maçante debate na Record. Realmente, muito infeliz o horário, porquê não iniciou às 10h ou até antes? Realmente, a Record precisa melhorar muito se quer realmente ser a maior emissora do Brasil. Até agora, acho que o melhor debate foi o da Band. 3 minutos para cada resposta. Assim os candidatos podem concluir seus raciocínios sem que seja necessário completar na tréplica ou mesmo responder em outra pergunta.

Mas, não foi de todo ruim e me elucidou em um fato. José Serra sempre que pode diz que pensa por si só, e que ouve dos demais as suas opiniões, mas toma decisões próprias. Foi assim na questão da segurança, da saúde do petróleo, etc. Mas, o que é que José Serra pensa mesmo? Quais são as suas opiniões? Dilma Rousseff fez por duas vezes a mesma pergunta:

– Durante o governo FHC, do qual o senhor fez parte, foram criados cerca de 5 milhões de empregos, durante o governo Lula, cerca de 15 milhões, o que o senhor fará para evitar o mesmo fiasco na geração do governo FHC o qual o Sr. representa?

O máximo que conseguiu foi ouvir de Serra que, quando foi ministro da saúde criou 1 milhão de empregos, e mesmo assim num tréplica, e assim, ficou sem resposta.

Ninguém consegue obter dele mais do que isso e realmente é de se duvidar que haja mais do que temos visto. O programa de governo em que o candidato se baseia são simplesmente bordões proferidos durante dois discursos, onde os melhores foram retirados, impressos e colocados como programa de governo. Sem dados concretos ou informações sobre obtenção de recursos, nada.

O que vi ontem foi Dilma Rousseff mostrando cada vez mais um profundo conhecimento de causa, e com  explanações cada vez mais contundentes, e José Serra cada vez mais acuado, fugindo sempre das respostas, e trazendo nestas fugas temas do ultra-conservadorismo de direta, como o caso do aborto novamente.

Na minha modesta opinião, José Serra só existe no cenário da política nacional e chega a essa altura do processo eleitoral devido a blindagem da mídia. O que em outros tempos funcionou muito bem, mas com o advento da internet, está cada vez mais fraco e a blindagem já mostra que vai ruir.

DESINFORMAÇÃO NÃO!