A história se repetirá?

Gostaria de comentar sobre algo que me parece estar acontecendo na atual campanha eleitoral. Mas antes vamos voltar no tempo, e entender melhor a situação.

ANO: 2000 – Célio de Castro foi reeleito prefeito de Belo Horizonte, e Fernando Pimentel eleito como vice. Em Novembro de 2001, Célio de Castro sofreu um derrame que o obrigou a deixar a vida pública. Fernando Pimentel assumiu interinamente, e só foi efetivado no cargo de prefeito em Abril de 2003, após a renúncia de Célio.  O governo de Célio de Castro sempre teve muita credibilidade e altos níveis de aprovação. Fernando Pimentel, continou as grandes obras de Célio de Castro, revitalizando o centro de Belo Horizonte, retirando os ambulantes das ruas, entre outras ações. Seu governo sempre teve grande aprovação, e em especial estas duas ações de revitalização da cidade, foram muito bem recebidas.

ANO 2004: Quando as primeiras pesquisas eleitorais foram divulgadas, houve grande surpresa. João Leite, que havia sido derrotado por Célio de Castro na eleição de 2000, apareceu com mais de 60% de intenções de voto. Curiosamente, as mesmas pesquisas, informavam que mais de 80% da população aprovava o atual governo. Assim, logo que a campanha eleitoral começou, e os programas obrigatórios de rádio, e principalmente televisão foram ao ar, a população percebeu qual era a candidatura da continuidade e Fernando Pimentel foi reeleito em primeiro turno com quase 70% dos votos válidos.

E agora? Assim, como no ano de 2004 em Belo Horizonte, o governo Lula tem enorme nível de aprovação, mais de 76% segundo últimas pesquisas, mas, ele não é candidato a reeleição. Já o candidato que fora derrotado em eleição passada aparece na frente. Será que a história está prestes a se repetir e veremos a candidatura que representa a continuidade do governo ser eleita em primeiro turno apesar das pesquisas?

UPDATE: Apesar de o Datafolha (manipular os resultados) ter metodologia diferente, conforme mostra a última pesquisa da SENSUS, Dilma já alcançou Serra.

DESINFORMAÇÃO NÃO!